domingo, 8 de março de 2009

Exercícios de fixação para turma do Terceirão: Pré-história, Egito e Mesopotâmia

1. Quais os tipos de fontes que podem ser utilizadas pelos historiadores?
- Fontes orais, materiais e escritas.

2. Por que existem calendários tão diferentes sendo utilizados ainda hoje?
- Porque cada cultura percebe o tempo de uma maneira particular e utiliza marcos que tenham relevância dentro da sua História. Por exemplo, os ocidentais usam o calendário Gregoriano que tem como grande marco o nascimento de Cristo.

3. Por que o uso do termo Pré-História poderia ser criticado?
- Porque a partir do momento que existe ser humano na Terra, existe História. Além disso, falar em Pré-História é reafirmar que povos sem escrita não teriam História, e que somente as fontes escritas teriam valor para os historiadores.

4. Quais as fases da Pré-História? Dê 4 características de cada uma delas.
- Paleolítico: domínio do fogo, desenvolvimento da linguagem, o ser humano se espalha por toda a Terra e se organizava em pequenos grupos de caçadores-coletores.
- Neolítico: descobrimento da agricultura, primeiros Estados, surgimento do excedente de produção, início da sedentarização, início do comércio.
- Idade dos Metais: aparecimento dos primeiros Impérios, agravamento das diferenças sociais em algumas sociedades (*isto é, a existência de ricos e pobre, nobre e não-nobres*), início do uso dos metais, início do desenvolvimento da escrita.

5. O que era a servidão coletiva?
- Forma de trabalho em que o camponês deve prestar trabalho gratuito e obrigatório nas obras públicas ao Estado, dono das terras, e entregar-lhe parte da sua produção.

6. Qual a ligação entre o Rio Nilo e a Civilização Egípcia?
- Sem o Nilo o Egito seria um deserto, é este grande Rio que possibilitou o desenvolvimento da Civilização Egípcia que, através de grande trabalho e engenho, conseguiu vencer as dificuldades naturais.

7. Explique por que o Egito era uma teocracia.
- O Egito era uma teocracia porque seu governante, o Faraó, era considerado um deus-vivo.

8. Por que o monoteísmo não deu certo no Egito?
- Os egípcios adoravam vários deuses e se preocupavam muito em agradá-los, o decreto do rei foi contra todas as tradições e feriu as crenças mais íntimas do povo. Além disso, os sacerdotes que eram muito poderosos, em especial os de Amon, se viram economicamente prejudicados e afastados do poder. Tudo isso fez crescer a oposição ao rei, o que resultou no seu assassinato.

9. Cite quatro invenções dos povos da Mesopotâmia.
- A escrita, as primeiras bibliotecas, o Estado e a cidade.

10. O que foi o código de Hamurábi?
- Foi o primeiro código de leis escritas que se tem notícia, feito por ordem de Hamurábi, Rei da Babilônia, que mandou compilar todas as leis existentes nos seus domínios e ampliá-las.

11. Compare Egito e Mesopotâmia nos planos político e econômico.
- Político: Tanto na Mesopotâmia como no Egito os soberanos tinham muitos poderes e estabeleceram-se regimes teocráticos. No caso da Mesopotâmia, vários povos sucederam-se no poder, tendo supremacia sobre a religião, já no Egito, as invasões foram exceção e os egípcios governaram a região durante boa parte dos seus vários séculos de História.
- Econômico: Ambas as economias dependiam de grandes rios e tinham como base a agricultura irrigada. A servidão coletiva foi comum às duas regiões.

Extraído de: http://historiativa.blogspot.com/2006/05/gabarito-exerccios-de-recuperao.html

2 comentários:

Diogo Pedro . disse...

Ok ! vou está fazendo para fixar.

valeu !

Meives - Quero aprender com meus erros e não mais cometê-los... disse...

Gostei do exercício,simples e objetivo